Coordenador : Flávio Warol Klen Santana
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390038.2201.288802.24022023
Departamento/Setor: MGD
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Indivíduos em atendimento na clínica odontológica do ISNF/UFF, sob supervisão do Coordenador deste projeto.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido no ISNF, contemplará pacientes em atendimento com indicação de prótese parcial e/ou total removível. As etapas de execução do projeto ocorrerão clínica e laboratorialmente, sendo executado/coordenador por mim, com auxílio de um (a) acadêmico (a) bolsista. O número máximo de 100 refere-se a quantidade de próteses que vislumbro conseguir entregar em 1 ano.
Objetivo
Este projeto tem como objetivo geral realizar assistência laboratorial relativa às confecção de próteses totais e parciais removíveis (PT e PPR), tendo como objetivos específicos 1. Ofertar assistência laboratorial às PTs e PPRs planejadas durante o atendimento clínico das Disciplinas Interdisciplinar III e Trabalho de Campo Supervisionado VI 2. Apresentar ao acadêmico de odontologia a importância da interface CD X TPD para um tratamento resolutivo, através da vivência clínico-laboratorial de todas as etapas que envolvem estes 2 profissionais até a entrega da prótese ao paciente; e, 3. Auxiliar a equipe de TPDs da clínica odontológica do ISNF/UFF, em etapas laboratoriais que diminuam o fluxo de serviço demandado ao laboratório, proporcionando assim a possibilidade de execução de mais trabalhos protéticos produzidos e entregues ao paciente, pela diminuição da sobrecarga de algumas etapas laboratoriais envolvidas na confecção das próteses.
Resumo
O conhecimento das etapas laboratoriais envolvidas na confecção das próteses dentárias é de importância fundamental tanto para o Técnico em Prótese Dentária (TPD) como para o Cirurgião-dentista (CD). Neste sentido, vale ressaltar que cabe ao CD, conduzir corretamente o tratamento propriamente dito, como também estabelecer uma comunicação precisa com o laboratório de prótese, transmitindo todas as informações necessárias e indispensáveis para que o TPD desenvolva seu trabalho de maneira eficiente. Nesta perspectiva, este projeto tem dois grandes objetivos, quais sejam: 1. Apresentar ao acadêmico de odontologia a importância da interface CD X TPD para um tratamento resolutivo, através da vivência clínico-laboratorial de todas as etapas que envolvem estes 2 profissionais até a entrega da prótese ao paciente; e, 2. Auxiliar a equipe de TPDs da clínica odontológica do ISNF/UFF, em etapas laboratoriais que diminuam o fluxo de serviço demandado ao laboratório, proporcionando assim a possibilidade de execução de mais trabalhos protéticos produzidos e entregues ao paciente, pela diminuição da sobrecarga de algumas etapas laboratoriais envolvidas na confecção das próteses.